Download Arte/Educação Como Mediação Cultural E Social (Portuguese by Ana Mae Barbosa PDF

By Ana Mae Barbosa

Este estudo revela a importância de pregadores imperiais como gênese de uma intelectualidade brasileira, no início do século XIX. É salientado o trabalho dos freis Francisco de São Carlos, Sampaio, Sousa Caldas e Januário da Cunha Barboza, e, sobretudo, Francisco do Monte Alverne, figura ímpar na construção de uma retórica nacional. Este trabalho demonstra o papel primary da oratória sagrada no Brasil oitocentista, num pace em que o analfabetismo period imenso, e a palavra falada, o vital mote às discussões locais. A Corte havia chegado recentemente, o sistema administrativo estava ainda em formação, e as igrejas constituíam os poucos espaços que reuniam a população. Entre estas, teve specific importância a Capela actual onde, aos domingos, e ram pregados os sermões - a que não é alheio o papel de D. João VI pelo apreço que tinha pela oratória religiosa. A sermonística, ou seja, a arte de redigir e pregar sermões, é o objeto deste livro onde se verifica a sua importância como elemento preponderante na prática articuladora de ideias e, mais especificamente, de um tema - a pátria. Desse modo, a par de um fervor religioso, forma-se também um sentido de identidade nacional, que vem a originar a construção de um discurso brasileiro.

Show description

Read Online or Download Arte/Educação Como Mediação Cultural E Social (Portuguese Edition) PDF

Similar literature & fiction in portuguese books

O Olho de Vidro (Portuguese Edition)

O Olho de VidroCamilo Castelo Branco, escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor (1825-1890)Este livro apresenta «O Olho de Vidro», de Camilo Castelo Branco. Índice interativo:- Apresentação- Prologo- Introducção- Informações- Não period Mãe- O Faro Das Bestas-feras- Resposta- A Piedosa Eloquencia Do Frade- Braz Luiz- Exemplo De Honestidade Aos Medicos- Má Sina De Poetas- Poeta E Moralista- Os Expatriados- Treze Annos Depois- Historia De Antonio De Sá- Seguimento Da Historia- O Segredo Horrivel- Angustias Que Existiram- O Padre Braz- O Inferno, Como Elle É Possivel- Catequeze- O Velho Da Ermida- Parecia Christão Na Morte- Como Se Póde Viver- Notas

Voltareis ó Christo (Portuguese Edition)

Voltareis ó ChristoCamilo Castelo Branco, escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor (1825-1890)Este livro apresenta «Voltareis ó Christo», de Camilo Castelo Branco. Índice interativo:- Apresentação- Voltareis Ó Christo

Sob seu domínio (Portuguese Edition)

Após ser acusada injustamente de roubar a Prada azul de Montenário Sharker, e viver como prisioneira por cinco dias terríveis com ele, Cristine Brandt volta para casa absolvida. Sua falta de experiência rendeu-lhe emoções estranhas e marcantes. Novamente, Sharker invade a sua vida ao procurá-la repentinamente.

Eu amo minha família (Portuguese Edition)

O escritor Lidia Fernandez, nas asas da ternura de uma criança, com vocabulário simples; nos leva ao mundo da realidade a deliciar-nos, com uma bela história "Eu amo minha família", a história das crianças nos mostra, isso realmente é uma família, os nossos valores, a força que nos dá uma união everyday, a importância do ensino aos nossos filhos, a beleza do amor da família.

Additional info for Arte/Educação Como Mediação Cultural E Social (Portuguese Edition)

Example text

Download PDF sample

Rated 4.02 of 5 – based on 32 votes